Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Para Larah e Paulinha

Não. Não tenho a intenção de fazer tutoriais. Acho que a internet já está cheia de pessoas fazendo isso. Particularmente acho que são muito poucos os que fazem bem. Mas, isso não quer dizer que pretendo me aventurar nesse universo.

Este é um lugar de pensar, falar e mostrar do meu trabalho. E foi exatamente este o motivo que me fez repensar, só por este post, a possibilidade de um tutorial. Porque não dar uma dica para quem pediu? Ao vivo teria feito isso sem nem pestanejr.

Sendo assim, minhas queridas Paulinha e Larah, este post é todo de vocês!

Para começar, a referência.


Comecei passando um primer. Precisa, não. O mundo fazia maquiagens sem primer até muito pouco tempo. Ajuda? Muito. O primer mantém tudo no lugar além de intensificar as cores das sombras e tals. Recomendo. Aqui usei um Paint Pot da MAC que tem um leve brilho dourado. Não foi uma boa escolha pois isto acabou aquecendo a make e o que eu queria eram cores frias. Abafa...
Vale lembrar que um lápis bege ou marrom bem clarinho pode ser esfumado para fazer a vez do primer.
Espalhei o PP por toda a pálpebra usando um pincél sintético de aplicar. Os sintéticos são mais indicados para texturas cremosas.



Ficou assim


Depois passei uma sombra branca por cima. Se você não tem um primer, pode começar aqui. Usei uma mistura das 3 mais claras abaixo. Neste caso, não faz muita diferença se é opaca ou se tem brilho.


Depois esfume uma sombra marrom clarinha no côncavo. Sim marrom. É ela que vai te ajudar a fazer a transição do preto para a pele. Com um pincél de esfumar, como o abaixo, fica tudo mais fácil. Ele faz todo o trabalho para você!



Ficou assim


Agora é a vez da sombra cinza. A minha é cintilante, mas a sua não precisa ser. Use um pincél de aplicar, como aquele primeiro que usei Ele pode ser sintético ou não. O segredo aqui é aplicar a sombra fazendo o desenho do delineador. Saindo um pouco dos olhos, fazendo aquele puxadinho para cima. Depois é só esfumar para dentro.
Passe a sombra cinza rente aos cílios inferiores também.




Agora sima sombra preta! Use um pincél chanfrado para delimitar o traçado. Começe pelos cílios inferiores. A patir dele leve o traço para cima e para o lado, fazendo o puxadinho.




A partir desse traço, termine o desenho. Muita atenção, a maior dificuldade deste look é fazer os dois lados ficarem iguais.


Esfume. Pode-se usar o pincél de esfumar ou um picél lápis. Ele é macio e pequeno permitindo que você esfume com mais controle.



Agora é só preencher o canto externo com sombra preta. Vá aos poucos. Aplique, esfume. Aplique, esfume. De novo e de novo e de novo.
Cuidado para não esfumar muito para dento dos olhos e cobrir as sombras mais claras.
Um truque. Posicione o pincél chanfrado no final do rasgado do olho em diagonal. Como se estivesse fazendo uma linha entre o fim do olho e a ponta da sombrancelha, mais ou menos como uma barra /. Depois arraste o pincél para dentro dos olhos, como se estivesse varrendo com o pincél. Depois use o pincél de esfumar para suavizar a transição.
O pincél lápis também ajuda muito por ser pequeno.
Um cotonete com demaquilante ou lencinho podem ajudar a definir o formato, como se fosse uma borracha. Lembre-se de retocar a pele já feita, ou deixe para fazer a pele depois dos olhos.
Você pode sentir que precisa de mais sombra branca depois desta etapa. Esta é a hora de balancear tudo.
E não se esqueça da linha dos cílios superiores.



Aplique pigmento ou iluminador (um que tenha mais partículas de brilho) no centro dos olhos. Psse lápis preto na linha d'água, em cime e embaixo. Faça um traço bem fininho de delineador preto marcando toda a linha dos cílios superiores. Muita máscara preta.




Na foto de referência, a sombrancelha da modelo estava muito marcada. Não sou muito fã, mas como estou recriando um look, aí vai o resultado com a sombrancelha mais encorpada. E despenteada! Não copiem! Hahaha...



E o resultado!






Obs:
1- Esta make funciona com todas as combinações de cores que sua criatividade te sugerir. Inclusive com uma certa sombra azul marinho que a senhorita Paula me perguntou como usar.
2- A posição da luz não favoreceu meus brilhos. Ao vivo estava tão brilhante... :(
3- Cílios postiços favorecem muito esta make. especialmente uma cantoneira que iria alongar, ainda mais, os olhos.

Espero que tenham gostado! Aproveitem! E me contem tudo depois que experimentarem.

3 comentários:

  1. Amei! Ficou MARA!!!
    Agora, a amiga ciumenta aqui tb quer um post dedicado a ela!!!
    bjo pra vc linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, é MUITO LEGAL ver a transformação acontecer! Zizi é fera!

    ResponderExcluir